terça-feira, 19 de maio de 2020

Poimo: patinete elétrico inflável cabe na mochila

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio resolveu entrar na tendência das patinetes elétricas e apresentou recentemente a Poimo, acrônimo de Portable and Inflatable Mobility, uma scooter com corpo inflável. Quando não está em uso, o produto pode ser esvaziado e transportado até mesmo dentro de uma mochila.

O corpo do produto, que lembra o personagem Baymax, é feito com poliuretano termoplástico (TPU), e pode ser inflado rapidamente com o auxílio de uma bomba elétrica. A construção do dispositivo também inclui um guidão removível, bateria e quatro rodas motorizadas.
Para demonstrar a funcionalidade do dispositivo, os pesquisadores lançaram um vídeo da Poimo em ação. Segundo os responsáveis pelo projeto, a realização do projeto foi possível após diversos estudos para definir a viabilidade do transporte, como suporte ao peso de uma pessoa adulta e tempo para o compartimento de ar encher e esvaziar. 

Mais segurança

Além de permitir o transporte em mochilas quando esvaziado, o patinete elétrico também promete ser mais seguro que as soluções que dominam as ruas atualmente. Segundo os pesquisadores que desenvolveram a ideia, o corpo macio da scooter evita acidentes graves em possíveis colisões com pedestres. 

"Imaginamos a 'mobilidade suave', que é um novo tipo de mobilidade pessoal feita de materiais macios, leves e infláveis", explicam os pesquisadores. "Um corpo macio permite interações mais seguras do usuário com pedestres e motoristas."

Atualmente, a patinete elétrica com corpo inflável está em fase de protótipo, em um projeto conjunto da Universidade de Tóquio com o grupo de pesquisa Mercari R4D e o estúdio de design Takram. Até o momento, nenhuma das instituições revelou se o produto chegará ao mercado de maneira comercial.

Ainda assim, a tendência é que a Poimo sirva como inspiração para futuros produtos que implementem a ideia de mobilidade suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário