terça-feira, 26 de maio de 2020

Médicos usam Microsoft HoloLens para reduzir contágio da covid-19

Os médicos de hospitais de Londres estão usando o Microsoft HoloLenspara reduzir o contato com pacientes infectados com o novo coronavírus. Isso tem sido possível porque o headset de realidade mista transmite a outros especialistas, em tempo real via computador, a visão do quadro clínico e outros detalhes de exames importantes.

Enquanto eles acompanham esses aspectos, um médico munido do equipamento, e próximo da pessoa em avaliação, também visualiza e manipula imagens 3D relacionadas ao tratamento. Esse compartilhamento de informações é possível porque o aparelho possui um software chamado Remote Assist, que funciona de modo integrado ao Microsoft Teams.

“Uma das coisas que você pode fazer, por exemplo, é uma digitalização ou obter uma imagem tirada do raio-x. Você pode reconstruí-lo em três dimensões e projetar isso como um holograma no campo operacional”, disse ao Business Insider James Kinross, cirurgião que usa o HoloLens há três anos.
Médicos acompanham em sala separada as transmissões do Microsoft HoloLens.
Fonte:  Business Insider/Reprodução 

“Achamos que isso [o headset] foi bastante útil, pois, ao invés de enviarmos seis ou sete médicos do time para perto do paciente de covid-19, enviamos apenas um voluntário para manter os demais seguros”, completou.

O uso do Microsoft HoloLens ainda permite que o grupo isolado de profissionais se comunique com o colega próximo do paciente o tempo todo. O formato de trabalho ainda tem sido usado para treinar estudantes de medicina que ainda não podem frequentar as seções de enfermaria.
Uso de EPIs reduziu consideravelmente durante testes.
Fonte:  Business Insider/Reprodução 

Resultados positivos

Os hospitais londrinos constataram que, ao longo de quatro semanas de testes com o headset, houve a redução de 80% do contato de médicos com pessoas infectadas. O cirurgião James Kinross também relatou ao Business Insider a diminuição da necessidade de movimentação e uso de algumas EPIs dentro do hospital.

Por exemplo, economizou-se cerca de 700 peças de roupas especiais por semana por ala. Também deixou de ser necessário recorrer a um computador para visualizar o resultado de um exame e outros dados importantes.

Kinross ressaltou ao veículo que os robôs terão um papel relevante no futuro da medicina, contudo, o Microsoft HoloLens traz a vantagem de não substituir a interação humana na rotina de trabalho. “Com essas tecnologias, você ainda pode segurar a mão de alguém e ainda pode olhá-lo nos olhos quando estiver realmente doente”, refletiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário