quarta-feira, 27 de maio de 2020

Facebook lança Collab, app musical para competir com TikTok

O Facebook lançou uma nova solução para tentar ganhar espaço contra o TikTok: a empresa revelou o Collab, novo app focado em música para fazer vídeos colaborativos com a câmera do smartphone.

Segundo a empresa, o Collab permite criar vídeos musicais curtos unindo até três fontes diferentes. Assim, é possível fazer um clipe usando diferentes instrumentos musicais ou com a participação de outros artistas.
Fonte:  Facebook 

Atualmente, o app está em beta no iOS e só pode ser utilizado por meio de convites. Porém, o Facebook já confirmou que pretende lançar uma versão mais abrangente da plataforma futuramente, visando garantir mais formas de entretenimento durante a pandemia do coronavírus.

Como funciona o Collab?

As publicações do Collab são feitas em um feed vertical que segue o estilo do TikTok e incluem uma "jogada especial" para divulgar a funcionalidade principal do app. Para conseguir postar um vídeo, o usuário precisa escolher partes de posts já disponíveis no aplicativo e criar um novo vídeo utilizando a ferramenta de montagem.

Ainda não está claro se o remix de vídeos será uma funcionalidade fixa do aplicativo ou apenas uma forma de educar os usuários sobre a ferramenta. O Facebook também ressaltou que todas as produções sempre serão creditadas e os usuários não podem criar posts sem adicionar conteúdo original.


Além de publicar os vídeos em um feed próprio, o Facebook promete que será possível enviar os posts produzidos no Collab para outras redes sociais, como o Instagram e o próprio TikTok. O The Verge ressalta, porém, que a opção ainda não está disponível no aplicativo.

O Facebook já começou a distribuir o Collab para criadores de conteúdo famosos nos Estados Unidos e a tendência é quem mais novidades comecem a surgir nos próximos meses. Por outro lado, como a ferramenta é desenvolvida pela divisão de apps experimentais da rede social, não existe uma estimativa para o lançamento global do novo concorrente do TikTok.

Fonte:The Verge

Nenhum comentário:

Postar um comentário