quinta-feira, 21 de maio de 2020

Android 11 terá vários ícones para identificar redes 5G

As redes móveis 5G possuem variações de tecnologias que influenciam na cobertura e qualidade de conexão da mesma forma que o 3G e o 4G têm atualmente. Por isso, a Google atualizou os ícones de redes móveis na versão de testes do Android 11, a fim de ajudar os usuários a identificar qual tipo de conexão eles estão usando em determinado momento.

A princípio, a mudança só terá efeito em países que usam todos esses tipos de tecnologias de redes móveis. Veja como ficou a iconografia de redes móveis no Android 11:
  • LTE – 4G com velocidade padrão;
  • LTE com agregação de operadora (LTE+) – É o que chamamos no Brasil de 4G Plus ou 4,5G;
  • Advanced Pro LTE (5Ge) – É a 4G LTE-A renomeada. Ela é uma rede 4G melhorada, com velocidades superiores à 4G comum;
  • Sub-6 GHz (5G) – 5G padrão, com larga cobertura;
  • mmWave (5G+) – 5G geralmente mais rápido que o padrão, mas com alcance limitado.

Na barra de status dos smartphones, essas redes serão identificadas como está escrito entre parênteses, sem mudança no caso do LTE.
Fonte:  Pixabay 

Iconografia pode causar confusão

Embora a Google tenha o propósito de ajudar os usuários a identificar as novas redes, se a iconografia permanecer assim após o lançamento do Android 11, é possível que alguns usuários sejam enganados pelas operadoras que vão oferecer conexão Advanced Pro LTE, já que os celulares vão identificá-la pelo ícone 5Ge.

Podemos imaginar que muitas operadoras vão vender um serviço como sendo superior, e cobrando mais caro, mas, que, na verdade, não passa de uma tecnologia antiga, só que melhorada.

Já com relação ao 5G e o 5G+, embora a explicação sobre essas tecnologias possa confundir usuários mais básicos, já é mais fácil traçar diferenças entre as conexões com base nos ícones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário