A Netflix divulgou um alerta global de segurança por meio do antivírus Bitdefender. A atitude da empresa foi por causa de um novo golpe na internet em que criminosos se passam por funcionários da plataforma para extrair dados dos usuários, como o número do cartão de crédito.
Os primeiros ataques notificados começaram após uma campanha da Netflix sobre a redução na qualidade de reprodução de suas séries e filmes. Essa medida foi tomada por conta do aumento de acessos, resultado do isolamento social causado pela pandemia da covid-19.
Em apenas 5 dias a Bitdefender identificou cerca de 180 mil mensagens falsas em nome da Netflix Brasil. Em um dos emails, os criminosos afirmam que a conta na plataforma foi suspensa e que os dados do usuário precisam ser reenviados. Outra mensagem usada diz que a conta está com algumas inconsistências e é necessário atualizar as informações do cartão de crédito.
Foram mais de 180 mil mensagens falsas com o nome da Netflix Brasil.
Fonte: Soumil Kumar/Pexels
Como saber se a mensagem é verdadeira?
Para saber se o email que você está recebendo é verdadeiro, existem algumas dicas simples de identificação. A atenção tem que ser redobrada se a mensagem tiver links de recadastramento.
De acordo com o CEO da Securisoft e Country Manager da Bitdefender, Eduardo D’Antona, nenhum banco ou empresa de serviço coloca links de acesso no corpo do email. Ele indica que o ideal é o usuário entrar diretamente no site da empresa que "enviou" a mensagem e verificar se ali há alguma requisição de atualização no cadastro.
O usuário também deve prestar atenção no endereço do link. Nesse tipo de email, as URLs aparecem com nomes alterados para enganar quem está lendo a mensagem. Para verificar se é legítimo, passe o cursor do mouse sobre o hiperlink e veja qual é o domínio que aparece ali.
Fonte: Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário