quarta-feira, 15 de abril de 2020

Hackers usam quizzes para acessar dados privados no Facebook

Uma dupla de hackers ucranianos usaram quizzes e pesquisas para obter dados privados de usuários do Facebook e direcionar anúncios “não autorizados”, segundo a própria rede social. Questionários como “O que a cor dos seus olhos diz sobre você?” foram alvos do ataque, que acessou informações como nome, faixa etária, foto de perfil e lista de amigos dos internautas.

A operação ucraniana teve como alvo usuários com idiomas russo e ucraniano, e comprometeu mais de 60 mil páginas da web utilizadas por usuários da rede social. 

Para realizarem o golpe, os hackers usaram um recurso do próprio Facebook para controlar os navegadores e obter acesso às informações e às listas de amigos dos usuários. Andrey Gorbachov e Gleb Sluchevsky atraíram as vítimas para conectarem suas contas a diversos aplicativos de questionários online. Depois, era solicitada a instalação do que a rede social chamou de “extensões maliciosas” que permitiam que os criminosos se apresentassem online como os usuários afetados.
“Esperamos reforçar que esse tipo de atividade fraudulenta não é tolerado em nossos serviços e agiremos vigorosamente para proteger a integridade de nossa plataforma”, afirmou um porta-voz da empresa, após a descoberta do golpe.

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário