quinta-feira, 2 de abril de 2020

Teles vão fornecer dados de localização dos usuários ao Governo

As principais operadoras de telefonia celular do Brasil vão fornecer os dados de localização dos usuários ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é monitorar a mobilidade da população e identificar aglomeração e concentração de pessoas, entre outras situações que facilitam a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), as teles Oi, TIM, Vivo, Claro e Algar Telecom irão atuar em parceria para disponibilizar ao poder público as informações originadas pelos celulares durante acesso às redes móveis.

Ainda segundo a entidade, os dados fornecidos serão utilizados exclusivamente no combate à covid-19. E para garantir a privacidade, eles estarão organizados de forma agregada e anônima em nuvem pública (Data Lake), com a operação seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.
O monitoramento da localização dos usuários é para identificar possíveis aglomerações de pessoas, situação que facilita o contágio do coronavírus.
Fonte:  Pixabay 

Soluções parecidas a esta foram adotadas em outros países, com a mesma finalidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, os dados utilizados para estudar o avanço da doença foram repassados pelas empresas de publicidade online. Já na Alemanha e na Itália, as informações estão sendo obtidas junto às teles, como acontecerá aqui.

Apps para mapear a evolução da doença

A atuação das operadoras de celular não ficará restrita à disponibilização dos dados de localização dos seus clientes. Conforme o SindiTelebrasil, elas também vão desenvolver aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos a mapear a evolução da covid-19 no Brasil.

Nesta iniciativa, as teles poderão ainda convidar universidades, startups e outras empresas para participar, seja agregando um maior volume de dados anonimizados à nuvem pública ou desenvolvendo outros tipos de apps para otimizar o mapeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário