sábado, 4 de julho de 2020

Brasil alcança 100 mil antenas de celular, mas precisamos de mais


O Brasil alcançou a marca de 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação em todo o país, o que representa um crescimento de 6% desde maio de 2019, com a instalação de 5.612 novas antenas. O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras, no entanto, precisa ser acelerado para acompanhar a crescente demanda da população pelos serviços. A cada minuto, 33 novos chips de 4G são ativados no país, segundo o SindiTelebrasil, a organização que representa as operadoras de telefonia.

Em grandes metrópoles brasileiras, existem mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas apresentados pelas operadoras aguardando licenciamento. Esses pedidos representam cerca de R$ 2 bilhões em investimentos. "O número de antenas, apesar do avanço expressivo, ainda está muito aquém da necessidade de cobertura para promover uma maior inclusão digital", comentou presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, em comunicado oficial.

Caso os mais de 4 mil pedidos tivessem sido aprovados pelas prefeituras de grandes cidades, o ritmo de expansão seria praticamente o dobro. Mas uma série de legislações municipais antigas tem dificultado a expansão das redes.
Instalar antenas no Brasil, mesmo tendo investimentos disponíveis para tal, não é tarefa fácil
"Instalar antenas no Brasil, mesmo tendo investimentos disponíveis para tal, não é tarefa fácil. Há no país mais de 300 leis municipais que dificultam, e muitas vezes impedem, a instalação dessa infraestrutura", afirmou Ferrari, lembrando que, em algumas cidades, o licenciamento leva até dois anos para sair.

Bom exemplo

Algumas cidades já reconheceram a importância da conectividade para a expansão da economia e desenvolvimento municipal e modernizaram suas leis, como é o caso de Porto Alegre. Mais recentemente, a capital gaúcha implantou licenciamento de antenas 100% digital, dando ainda mais agilidade aos processos.

Apesar das dificuldades em alguns municípios, nas cidades onde a expansão é possível ela está ocorrendo. Das antenas instaladas nos últimos 12 meses, o maior avanço se deu na tecnologia 4G, com a instalação das redes em 477 novos municípios, no período de 12 meses. As redes de 4G estão operando em 4.950 municípios, onde moram 97,3% da população brasileira.

De acordo com levantamento do SindiTelebrasil, no país foram ativados 17,3 milhões novos chips 4G em 12 meses, o que representa um crescimento de 12% no período entre maio de 2019 a abril de 2020. Ao todo, 157,2 milhões de chips 4G estão em operação no País.

A cobertura das redes e o mapa de antenas por município podem ser encontrados na página Fique Antenado!

Fonte:TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário