A Google em
breve deve bloquear anúncios do Chrome que
possam interferir no desempenho do PC, consumo de bateria ou rede de acesso à
internet. Para isso, a companhia está testando uma nova ferramenta chamada
“Heavy Ad Intervation” — ou “Intervenção Pesada de Anúncios”, em tradução livre
—, disponível para os sistemas operacionais mais usados, como: Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android.
O recurso irá bloquear, por exemplo, scripts de propagandas
ligadas à mineração de criptomoedas,
imagens de maior extensão, vídeos com reprodução automática, dentre outros.
Segundo a companhia, esses elementos atrapalham a experiência cotidiana na web,
ao tornar todo o processo de navegação mais lento e reduzir a eficiência
energética de dispositivos móveis.
Dessa forma, a Google deve percorrer os mesmos caminhos de
concorrentes, como o Mozilla Firefox e Microsoft Edge baseado
no Chromium. Afinal,
em ambos já existem configurações semelhantes.
“Heavy Ad Intervation” irá bloquear anúncios de
imagens e vídeos pesados no Chrome. (Fonte: Pixabay)
Menos anúncio, menos receita
O tipo de propaganda mencionado seria
responsável por diminuir o nível de interesse dos usuários quanto a anúncios de
modo geral, inclusive aqueles de empresas de confiança e com potencial de gerar
mais receita à Google.
Esse padrão ainda ampliaria o
interesse nos bloqueadores de anúncios, que deixam de exibir qualquer tipo de
publicidade online e, portanto, interferem em parte dos negócios da gigante das
buscas e parceiros.
Quem quiser testar o “Heavy Ad
Intervation”, deverá ter a versão mais recente do Chrome Canary, edição
experimental do navegador principal para desenvolvedores. Em seguida, bastará
acessar este link do
Github (em inglês) para ativá-la. Após o período de testes, a Google deve
lançá-la em atualização pública para o Chrome 80.
Fontes: Google/Github Techdows/ Slashgear
Nenhum comentário:
Postar um comentário