sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Google testa bloqueador de anúncios suspeitos no Chrome


Google em breve deve bloquear anúncios do Chrome que possam interferir no desempenho do PC, consumo de bateria ou rede de acesso à internet. Para isso, a companhia está testando uma nova ferramenta chamada “Heavy Ad Intervation” — ou “Intervenção Pesada de Anúncios”, em tradução livre —, disponível para os sistemas operacionais mais usados, como: WindowsMacLinux, Chrome OS e Android.

O recurso irá bloquear, por exemplo, scripts de propagandas ligadas à mineração de criptomoedas, imagens de maior extensão, vídeos com reprodução automática, dentre outros. Segundo a companhia, esses elementos atrapalham a experiência cotidiana na web, ao tornar todo o processo de navegação mais lento e reduzir a eficiência energética de dispositivos móveis.

Dessa forma, a Google deve percorrer os mesmos caminhos de concorrentes, como o Mozilla Firefox Microsoft Edge baseado no Chromium. Afinal, em ambos já existem configurações semelhantes.  

“Heavy Ad Intervation” irá bloquear anúncios de imagens e vídeos pesados no Chrome. (Fonte: Pixabay)

Menos anúncio, menos receita

O tipo de propaganda mencionado seria responsável por diminuir o nível de interesse dos usuários quanto a anúncios de modo geral, inclusive aqueles de empresas de confiança e com potencial de gerar mais receita à Google.

Esse padrão ainda ampliaria o interesse nos bloqueadores de anúncios, que deixam de exibir qualquer tipo de publicidade online e, portanto, interferem em parte dos negócios da gigante das buscas e parceiros.

Quem quiser testar o “Heavy Ad Intervation”, deverá ter a versão mais recente do Chrome Canary, edição experimental do navegador principal para desenvolvedores. Em seguida, bastará acessar este link do Github (em inglês) para ativá-la. Após o período de testes, a Google deve lançá-la em atualização pública para o Chrome 80.


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