sexta-feira, 1 de novembro de 2019

4 vantagens de um PC com SSD em relação a um com HD convencional


Encontrar notebooks e desktops com SSD (solid-state drive) instalado já não é mais uma novidade. Muitos consumidores e boa parte do mercado já entendeu que esse formato de armazenamento é superior quando comparado a um HD convencional. Mas e você, será que compreende as vantagens de um SSD?

Para te ajudar nesse sentido, criamos este artigo citando 4 vantagens de um PC com SSD em relação a um com HD convencional. Dessa forma, acreditamos que seja possível obter uma boa compreensão acerca do assunto e, no futuro, tomar a melhor decisão com relação a aquisição de um novo computador.

Vantagem #1 – Mais rápido

A diferença mais marcante entre um SSD e um HD certamente é a velocidade. Já foram produzidas diversas comparações que atestam que o módulo de memória de estado sólido é muito superior nesse quesito quando comparado a um disco rígido convencional. E isso fica evidente não somente na inicialização do sistema, mas também na abertura e execução de programas.

Um dos motivos para essa diferença é a simples estrutura apresentada pelos dois formatos de armazenamento. Enquanto o HD usa um braço mecânico que precisa varrer um disco magnético para carregar e salvar os dados, o SSD tem todos os arquivos guardados em módulos de memória flash. O acesso, nesse caso, é instantâneo e a diferença fica evidente em muitos dos processos do computador.

Vantagem #2 – Mais seguro

Não, o SSD não vem instalado com um antivírus de fábrica. Tampouco ele pode te ajudar diretamente na luta contra malwares e outras ameaças cibernéticas. A segurança que o SSD confere é com relação a integridade de seus dados, já que essa unidade não é tão suscetível a danos por impactos como é um disco rígido tradicional.

Além disso, por não possuir partes mecânicas e consumir menos energia, o SSD também esquenta menos. A unidade de estado sólido também é capaz de resistir a maiores variações de temperatura, o que de fato o qualifica como mais seguro que um simples HD.

Vantagem #3 – Mais compacto, leve e silencioso 

Quando comparado a um HD convencional, aquele que geralmente encontramos em computadores desktop, o SSD é, pelo menos três vezes mais compacto. Isso se traduz em maior aproveitamento de espaço e possibilidade de utilização de outros componentes na mesma máquina.

No caso de notebooks, o disco rígido de 2,5 polegadas até rivaliza com um SSD SATA tradicional, mas ainda é mais pesado — ponto de extrema importância para dispositivos portáteis, como é o caso de um laptop. Mas ele não se compara aos SSDs modernos que usam a interface M.2 e são muito menores, mais leves e rápidos que os discos rígidos de notebook.

O fato de não existirem partes mecânicas no SSD traz ainda outra vantagem: a inexistência de sons em seu funcionamento. Quem tem uma máquina com um HD tradicional sabe que ligar o PC parece dar início a processo de lançamento de um foguete.

Vantagem #4 – Mais econômico 

Por ter um processo de funcionamento completamente diferente de um HD convencional, o SSD ganha não somente em desempenho, mas também em economia. A unidade de estado sólido pode consumir até duas vezes menos energia quando comparado ao disco rígido. Isso sem mencionar a menor possiblidade de falhas e danos causados por impacto, por exemplo. Se estraga menos, causa menos prejuízo para o bolso.

Outro aspecto importante ainda dentro do âmbito da economia é o tempo economizado em cada inicialização e execução de programas. Imagine o tempo precioso que é gasto em cada uma dessas tarefas em um HD convencional? Alguns nem precisam imaginar, já que “sofrem” com isso diariamente. Tempo pode não se traduzir em dinheiro necessariamente, mas quem tem mais tempo pode fazer mais dinheiro ou simplesmente gastá-lo como preferir.

E as desvantagens? 

Seria o SSD o substituto perfeito para o HD convencional? Diferente da postura imparcial que às vezes precisamos assumir, é inegável dizer que a unidade de estado sólido é muito superior (em diversos aspectos) a um disco rígido tradicional. E isso para os diversos mercados em que o produto está disponível, como o consumidor final, profissionais da área e até data centers.

Mas há quem diga que os SSDs também possuem desvantagens. É verdade que não estamos falando de um produto perfeito, mas até mesmo os seus pontos negativos estão sendo reduzidos com o avanço tecnológico. Vejam só:

·         O SSD é mais caro? Hoje já é possível encontrar unidades de SSD sendo vendidas por preços muito convidativos, às vezes tão mais baixos do que HDs convencionais. Se levarmos em conta suas vantagens, a pequena diferença existe com certeza compensa o investimento.

·         O SSD tem uma vida útil menor? O SSD tem uma vida útil mais curta que a dos HDs. Isso é verdade. Contudo, é muito provável que o tempo de funcionamento da unidade de estado sólido seja o suficiente. Grande é a chance de que você precise trocar de computador antes de o SSD começar a apresentar problemas nesse sentido.
·         O SSD tem uma baixa capacidade de armazenamento? Essa já é uma desvantagem que pode cair por terra, já que algumas unidades de SSD são tão robustas em armazenamento quanto os HDs convencionais.

Portanto, não restam dúvidas: um SSD só traz vantagens com relação a um HD tradicional. Se você ainda não desfruta dos benefícios de uma unidade de estado sólido, não sabe o que está perdendo.

Caso queira aprender mais a respeito desse assunto, convidamos você a conhecer os modelos de SSD oferecidos pela Intel. As unidades de estado sólido criadas pela fabricante apresentam não somente as vantagens listadas acima, mas também tecnologias inovadoras que prometem alargar ainda mais a dianteira dessa disputa.

Esse é o caso da tecnologia Optane, um novo formato de memória e armazenamento que promete revolucionar o mercado com um desempenho inigualável e abrir possibilidade de computação para novos mercados. A tecnologia 3D NAND é outra que já começa a chamar atenção por conta da arquitetura projetada para maior capacidade e performance acima da média.

Para conhecer mais os SSDs da Intel e os diferentes segmentos de mercado que a empresa atende, acesse este link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário