Em uma entrevista ao New York Times, o candidato à presidência dos Estados Unidos Joe Biden deixou claro que não concorda com a postura de Mark Zuckerberg e criticou o Facebook. Após ter sido questionado sobre um anúncio falso veiculado na rede social sugerindo que ele chantageava autoridades ucranianas, Biden afirmou: "Eu nunca fui fã do Facebook”.
Joe Biden declarou que sua preocupação vai além da concentração de poder da empresa, mencionando a falta de privacidade dos usuários. Além disso, segundo sua opinião, o Facebook deveria assumir a responsabilidade por todo conteúdo presente em sua rede social — incluindo as postagens dos usuários.
(Fonte: Vox/Reprodução)
Ele também fez uma crítica à Seção 230, uma lei norte-americana que protege empresas como o Facebook de serem processadas pelo o que os usuários postam e divulgam. O objetivo dessa lei, segundo os deputados que a propuseram, é defender a liberdade de expressão e discurso. Na visão de Biden, no entanto, as empresas deveriam ser responsabilizadas, e a tal lei, revogada imediatamente.
As controversas políticas de propaganda da rede social vieram à tona quando o candidato à presidência declarou que a rede social está propagando notícias mesmo sabendo que são falsas e, por esse motivo, restrições legais mais duras deveriam ser aplicadas.
Ao ser questionado se o Facebook deveria sofrer sanções penais por possíveis danos gerados pelos falsos anúncios no site, Biden apenas respondeu que tanto a empresa quanto o CEO Zuckerberg deveriam ser processados na esfera civil — assim como acontece com jornais físicos.
Fonte:CNET
Nenhum comentário:
Postar um comentário