Cientistas espanhóis desenvolveram um robô capaz de reproduzir movimentos de insetos. O NeuroPod, como foi chamado, é um robô biomimético — área da ciência que estuda estruturas biológicas e suas funções — que apresenta agilidade, quase como um verdadeiro ser vivo.
O projeto é capaz de andar, trotar e correr de forma semelhante aos insetos que conhecemos. O NeuroPod responde à estímulos externos através dos 30 neurônios artificiais que compõem seu processador neuromórfico — projetado com inspiração no cérebro natural.
Toda sua estrutura foi feita por impressoras 3D e contém 18 servomotores — mecanismos que simulam o sistema nervoso e motor. O movimento mecânico é convertido em pulsos digitais através de um decodificador e assim ser processado pelo hardware do NeuroPod.
Capaz de receber sensores visuais e auditivos, NeuroPod pode responder a sons ou imagens se receber aprimoramentos. Apesar de ter hardware mais simples que os projetos equivalentes, o software do “robô inseto” assume um grande papel de modelar toda sua atividade e movimentos.
Por falar nele, o hardware que compõe o NeuroPod é resultado de um projeto de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido. O SpiNNaker, como o batizaram, é um projeto desenvolvido há anos e, depois de alguns retoques do time de cientistas espanhóis, o processador chegou a latências muito próximas de zero, proporcionando muita agilidade ao robô.
De forma similar a uma medula espinhal de um animal, o robô conta com um “Gerador Central de Padrões” para gerar movimentos para estímulos específicos. Esse sistema lança comandos de mudança de marcha para as seções do NeuroPod e permite que elas reajam de acordo com a ação, seja modificando sua velocidade ou intensidade.
A finalidade do projeto é exclusivamente a pesquisa. O robô serve como ferramenta de estudo para auxiliar a análise de insetos de estrutura semelhante.
Fontes:NeuroPod Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário